data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
No registro, os administradores Gerson (à direita.) e Lucas do Nascimento, pai e filho que se orgulham da profissão que escolheram
Hoje, 9 de setembro, comemora-se o Dia do Administrador, profissional responsável por desempenhar diversas atividades, entre elas planejamentos estratégicos de uma instituição. A data, em homenagem ao ofício, foi criada em 1965, ano em que os administradores foram reconhecidos como profissionais regulamentados.
Para o administrador Lucas Medeiros do Nascimento, 27 anos, a admiração e o desejo pelo curso veio de casa. Filho do administrador Gerson do Nascimento, 57 anos, Lucas começou a estagiar na área antes mesmo de começar a faculdade.
- Comecei a ter contato com as práticas administrativas no escritório onde trabalhei. Quando terminava o expediente, queria aprender mais, e meu pai me guiou para o mundo da administração - relembra Nascimento.
Frigorífico tem 249 funcionários afastados por Covid-19 em Santa Maria
De acordo com o administrador, no término da faculdade, a vontade não era de sistematizar práticas para gerir uma instituição, mas sim gerir a própria empresa, onde poderia aplicar os conhecimentos em prol do seu negócio:
- É muito difícil um administrador formado não ter vontade de abrir a própria empresa. No entanto, na maioria das vezes, o que falta são oportunidades para empreender e, claro, sempre há um receio, um temor de largar tudo e virar empreendedor.
Segundo Rodolpho Machado da Silva, 27 anos, formado em Administração há seis anos, o profissional é responsável por identificar os recursos disponíveis na empresa, bem como os pontos fortes e fracos, e alocá-los da melhor forma.
Inscrições para certificadores do Enem começam nesta quarta-feira
Para ele, um dos mais maiores desafios encontrados na carreira foram as circunstâncias geradas pela pandemia da Covid-19:
- Pegou todos de surpresa. Nos obrigou a usar, ainda mais, a criatividade, procurando soluções rápidas e efetivas.
Rodolpho, que também é empreendedor, explica que a formação abre um leque de possibilidades ao profissional. Para quem deseja cursar Administração, Rodolpho diz que a ideia de poder se especializar em um ou mais segmentos da área é a grande riqueza da carreira.